Brasão e Identidade

Completo
Completo
Lisonja
Lisonja
Ouro pleno
Ouro pleno
Negro pleno
Negro pleno

A marca da Matriz Portuguesa foi criada para expressar os valores e o posicionamento da instituição, representada num brasão de armas, definido pela sua descrição, à qual é dada numa linguagem heráldica.

Lisonja de ouro, com cruz vazia, em forma de espada - a Espada do Bom Combate -, com o punho rematado em forma de crescente e as guardas em crescentes adossados. O seu esmalte é de verde.

A cruz assemelha-se à silhueta feminina, e a sua ponta inferior figura a ponta de aparo da pena de escrever.

Laço de amor com inscrição a encarnado "Ad Gloriam", (Pela Glória, sem proveito material).

Inscrição a preto na base "MATRIZ PORTUGUESA".

Tem como Tenentes duas imagens de S. Miguel Arcanjo, Custódio de Portugal, com grandes asas recolhidas, revestido de túnica dourada que lhe cobre os pés, de cabeleira escura e anelada a emoldurar-lhe o rosto, com uma banda larga verde que lhe atravessa o busto, da direita para a esquerda. O Tenente da esquerda segura a cruz da Matriz Portuguesa, e o da direita segura o Escudo de Portugal.

A cor verde ou sinopla significa amor, gentileza, posse, graça, precisão e beldade. A sua pedra correspondente é a esmeralda, que representa Vénus, a força e a esperança.

O Ouro ou jalde é o metal representado pela cor amarela. Significa fé, honra, força, sabedoria, vigor, poder, fidelidade, circunstância, riqueza, tolerância, coragem e firmeza. A sua pedra correspondente é o topázio, que representa o Sol e a justiça.

O Crescente significa poder e nobreza.

© 2018 Associação Cultural sem Fins Lucrativos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora